Fisioterapia Pós Covid

Ouvimos falar do coronavírus desde sua identificação na China em dezembro de 2019. Após quase 2 anos de pandemia, contabilizamos mais de 600 mil mortes e 22 milhões de pessoas infectadas, ainda que os números de casos estejam diminuindo pelo esforço da vacinação, ainda devemos nos preocupar com nossa saúde de forma completa. 

O coronavírus é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-COV-2, tornando-se uma emergência global, indivíduos infectados podem apresentar sintomas leves ou graves, levando muitas vezes a condições fatais. Estas condições podem acarretar sequelas no organismo fazendo com que os indivíduos procurem uma atenção multiprofissional, inclusive a fisioterapia. 

Como atinge diversos órgãos, esperamos que as sequelas também sejam das mais variadas, os principais danos incluem: fadiga, dor no tórax, déficits cognitivos (memória), alteração do sono, redução da força muscular e amplitude de movimento, gerando  incapacidades funcionais do dia a dia. Necessitando tanto de uma reabilitação cardiopulmonar quanto uma reabilitação motora. A longa permanência no leito da UTI e o uso prolongado de medicamentos podem agravar essas condições. Uma parcela dos pacientes após o período de infecção, podem apresentar sequelas que poderão perdurar por um curto período  ou  serem  permanentes.  

 A abordagem fisioterapêutica mostrou-se bem eficaz e com grande importância nas condições de tratamento pós covid. Diante deste fato, o papel do fisioterapeuta nesta doença não se restringe apenas aos cuidados respiratórios, mas também em proporcionar intervenções com foco cardiovascular, metabólico e osteomioarticular (osso, músculo e articulação), através de mobilização e exercícios terapêuticos. O tratamento fisioterapêutico consiste em treinamento de força com resistência progressiva, melhora da amplitude de movimento, equilíbrio, exercícios respiratórios e orientação nas atividades do dia a dia, visando uma recuperação completa, além de dar conforto emocional/psicológico profissional, sempre buscando maximizar a qualidade de vida do indivíduo. Lembrando que a avaliação e protocolo de tratamento é individual para cada paciente, recebendo um tratamento específico para a condição apresentada. 

Sabemos que as sequelas não acometem somente o aspecto físico ou a capacidade cardiopulmonar, um aspecto importante a ser observado, diante da Covid, a apresentação de quadros de ansiedade e depressão, sendo necessário trabalhar o emocional com apoio psicoterapêutico. O acompanhamento com médico, fisioterapeuta e demais profissionais pode fazer toda a diferença na reabilitação.  

A Clínica Confortável Mente visa a atenção integral à saúde do paciente pós covid, oferecendo apoio multidisciplinar com atendimentos na fisioterapia, psicologia, nutrição, terapia ocupacional e fonoaudiologia. 

 

Carolina Alvarez 

CREFITO-3/297577-F 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =