Ansiedade
As vezes ela avisa que está chegando, outras, me encontra de surpresa trazendo tremores, taquicardia, rubor e sudorese. O mundo parece que gira, minha voz se cala e nada que faça consigo mandar essa visita embora, apenas tenho que esperar. Tudo volta ao normal como se nada tivesse ocorrido, e espero, por mais uma vez, inesperadamente sua visita.
Assim é a vida de quem sofre com ansiedade generalizada, transtorno caracterizado pela existência de preocupação e tensão excessiva e persistente, mesmo sem motivos óbvios. Habitualmente, existe uma preocupação irreal ou desproporcional para situações comuns. A ansiedade passa a dominar a vida da pessoa, deixando-a em constante estado de preocupação, medo ou pânico, passando a interferir nas atividades sociais, relacionamentos pessoais e atividades ligadas a escola e trabalho.
Mas, devemos lembrar que ansiedade motivada por eventos inesperados ou em situações especificas é natural, afinal, ela é um recurso para nos alertar de um perigo e fazer com que nos preparemos para enfrentá-lo. Em relação a funções orgânicas, é um momento de liberação intensa de adrenalina que antecede um momento de estresse, fazendo com nossa atenção seja totalmente direcionada ao um evento prestes a acontecer.
Devemos nos preocupar quando a ansiedade sai de situações reais e passa para o imaginário, interferindo negativamente na vida da pessoa, fazendo com que ela não consiga executar tarefas simples do dia a dia. Além disso ela pode apresentar os seguintes sintomas:
· Preocupações e medos excessivos
· Visão irreal de problemas
· Inquietação ou sensação de estar sempre “nervoso”
· Irritabilidade
· Tensão muscular
· Dores de cabeça
· Sudorese
· Dificuldade em manter a concentração
· Náuseas ou queimação no estômago
· Necessidade de ir ao banheiro com freqüência
· Fadiga e sensação de cansaço constante
· Dificuldade para dormir ou manter-se acordado
· Surgimento de tremores e espasmos
· Ficar facilmente assustado
Devemos ressaltar que a ansiedade excessiva pode colaborar para o aparecimento de algumas doenças e que a ajuda de um profissional adequado é de extrema importância!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!