Lidando com o Luto

Para falar sobre esse tema, precisamos primeiramente entender o que LUTO significa. É sabido que ao menos uma vez na vida, todas as pessoas passarão por ele.

O luto é um processo emocional vivenciado ao sentimento de perda, ausência e vazio. Está ligado a morte de um ente querido ou animal de estimação, termino de um relacionamento amoroso, por um prejuízo muito grande, pela falência de um negócio, pela perda da saúde ou ainda por um emprego que ficou no passado.

A melhor forma de entendermos todo esse processo é compreender que ele varia de pessoa para pessoa, e cada um terá uma reação diferente diante de cada perda.

Muitas pessoas questionam quanto tempo e / ou intensidade o luto deve acontecer. O importante é saber que independente do tempo ou sentimentos ligados, o luto faz parte da nossa trajetória e ele deve ser vivido, sentido e compreendido, somente assim, podemos res-tabelecer nosso equilíbrio emocional.

As vezes sentimos que estamos numa montanha russa de emoções fortes, ansiosas, alegres, tristes e até mesmo incompreendidas. Expressamos muitas vezes através do choro, ou silenciosamente. O importante é permitir sentir, e entender que cada um tem o seu tempo para superar o luto.

Vamos conhecer algumas dicas que podem auxiliar nesse momento: · Dê tempo a si mesmo

· Aceite seus sentimentos e saiba que o luto é um processo. Ignorar a dor pode ser pior em longo prazo

· Converse com as pessoas, confie nelas e releve quando elas não souberem bem o que dizer. · Passe tempo com amigos e familiares

· Não se isole. Um grupo de apoio pode ser uma boa opção para você

· Procure um hobby, algo que te dê prazer, ajude a canalizar emoções e ocupe a mente.

· Exercite-se regularmente.

Embora, o sentimento de luto deve ser vivenciado, precisamos ter um olhar quando se complicou e está na hora da busca por um profissional. Sinais como: saudade muito intensa do que foi perdido, negação ou descrença, obsessão por coisas e lugares que lembram o que foi perdido, raiva ou amargura intensas, rejeitar tudo que lembra a perda e sensação de que a vida não tem sentido ou que é vazia

Aline Cristina Gavioli – CRP: 06/164909

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − três =