Mitos e Verdades Sobre a Saúde Mental

As pressões socioeconômicas, a ansiedade, o medo e a falta de controle que estamos vivenciando, influenciam para o adoecimento da saúde mental individual e coletivamente. Por isso, devemos buscar alternativas para não adoecermos fisicamente e psicologicamente.

Entender, que a estabilidade mental tem intensa relação com o bem-estar, é extremamente importante, visto que ela possibilita o ajustamento nas relações sociais através do controle das emoções positivas e negativas.

Devemos lembrar que os transtornos mentais surgem pela influência de múltiplos fatores, podendo ser: sociais, genéticos, psicológicos e ambientais. Ter um olhar atento as mudanças comportamentais e a presença exacerbada de pensamentos e emoções negativas, é essencial para a prevenção do adoecimento.

Infelizmente, vivenciamos alguns estigmas e preconceitos relacionados a saúde mental o que prejudica diretamente no cuidado, bem como, acaba favorecendo que a pessoa seja mal compreendida e assim a busca pelo tratamento seja tardio.

Dentre as concepções erradas temos:

Transtorno Mental é Sinônimo de Loucura;

Depressão e tristeza são a mesma coisa;

Ter um transtorno mental é sinônimo de fraqueza;

Se eu tenho que ir a um psiquiatra, meu caso deve ser muito grave;

Os medicamentos psiquiátricos viciam;

Por isso, debater sobre esse tema é muito importante, principalmente para sua desmitificação, já que historicamente a saúde mental carrega raízes marcadas por torturas, aprisionamento e métodos de tratamento extremamente agressivos.

Portanto, disseminar informações corretas e que encorajem a busca e o olhar para a saúde mental é extremamente importante, pois, auxilia na busca por

tratamentos e soluções adequadas quando necessário. Lembrando que quanto mais cedo for a busca pelo tratamento, melhor será seu prognóstico. E que todo diagnostico deve ocorrer através de um profissional especializado.

Aline Cristina Gavioli

CRP: 06/164909

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =