Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Trabalhadores.

Na vida adulta o trabalho é a principal atividade, sendo, portanto, essa que regula e orienta as principais mudanças psíquicas. Diante da importância dessa atividade, nos questionamos e precisamos ficar atentos em como ficou a saúde mental dos trabalhadores para cumprir com as funções laborais diante da pandemia de COVID19.

Sabemos que muitos profissionais precisaram se reinventar; tivemos, no último ano, uma elevadíssima taxa de desemprego, microempresários e empresários precisando repensar sua organização empresarial e estratégias para se manter no mercado, profissionais precisando se adaptar ao formato de trabalho remoto, profissionais da área da saúde com jornadas intensas e pesadas, de forma física e emocional. Enfim, os desafios sofridos pela maior parte do profissionais no mercado de trabalho foram inúmeros.

Todas essas exigências, somadas à falta de atividades de recompensa e prazeres, trouxe, sem dúvida, o desgaste da saúde mental de muitos trabalhadores, fator esse que é demonstrado pelos dados alarmantes, como o fato de termos a depressão como a principal causa de afastamento do trabalho neste ano de 2021. Mas, infelizmente, não são apenas os quadros depressivos que apresentaram aumento, a síndrome de Burnout e quadros de ansiedade também demonstraram crescente avanço com a permanência da COVID19 e o aumento da gravidade da pandemia.

Portanto, é preciso olhar, discutir e cuidar de mais esse impacto da pandemia, o impacto na saúde mental dos trabalhadores. É preciso que tanto trabalhadores quanto empresas estejam atentos a sinais de maior desgaste emocional e busquem alternativas para amenizar esse impacto.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 17 =