A Importância de Falar Sobre a Saúde Mental
Cuidar da nossa saúde não se restringe a apenas procurar um médico no momento que adoecemos, cuidar da saúde é ter hábitos saudáveis para que ela não venha a nos faltar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, dessa forma, merece atenção em todas as suas vertentes.
Nesse contexto, podemos, categoricamente, afirmar que: Não existe saúde sem saúde mental!
Porém, infelizmente, o cuidado com a saúde mental por muito tempo sofreu grande preconceito. Quem nunca ouviu termos pejorativos associados à saúde mental? Ou, ainda, o estigma de que psicólogo é coisa de louco ou supérfluo?
Todo esse preconceito e desvalorização com a saúde levou nossa sociedade para além de adoecimento, nos levou para os diferentes conflitos pessoais, interpessoais e profissionais advindos de inabilidades dos indivíduos em lidar com suas emoções.
Em tempos de persistência da pandemia de COVID 19 não temos mais como adiar o cuidado com a nossa saúde, nesse contexto falar de saúde mental é de extrema importância para que possamos quebrar estigmas, entender mais sobre nossas emoções e aprender sobre mecanismos de enfrentamento para momentos de maiores dificuldades, além de conseguir olhar para o outro de forma mais empática, compreender os sinais de falta de saúde mental e saber a hora de buscar ajuda profissional.
Cabe ressaltar que o cuidado com a saúde mental se estende a todos, independente da idade, sendo necessário, desta forma, atenção desde o desenvolvimento e intervenções com o bebê até o idoso. Além disso, é um cuidado importante tanto para homens quanto mulheres, de qualquer profissão ou classe social.
Portanto, o Projeto Confortavelmente estará presente na DBC toda semana, para falar desse tema tão importante, buscando, desta forma, afetar vocês com um pouco de conhecimento e palavras de conforto. Até semana que vem!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!