O Poder da Gratidão e o Impacto no Bem-Estar
Em momento de tantas notícias ruins, como doenças, mortes, crise financeira, criminalidade, entre tantas outras coisas não positivas acontecendo ao nosso redor, é possível, ainda assim, exercitar o poder da gratidão?
A resposta é, sem dúvida, sim. A gratidão pode ser, inclusive, utilizada como um incrível recurso, pois, quando praticada regularmente, traz vários benefícios psicológicos, físicos e interpessoais.
A palavra gratidão tem sua origem no latim gratia, que significa favor, e gratus, que significa agradar, ou seja, nos remete a outras palavras positivas, voltadas para bondade, reconhecimento e retribuição.
Mas afinal, o que é a gratidão? Apesar de bastante estudada atualmente, principalmente pelo campo da psicologia positiva, existem diferentes teorias sobre a gratidão e, assim, é descrita de diversos modos, tais como emoção, estado de espirito, sentimento, virtude moral, traço de personalidade, afeto, hábito ou, ainda, como modo de estar na vida.
Independente da forma como a gratidão é entendida, as diferentes teorias apontam que ela não é inata e não se manifesta da mesma forma em todas as fases do desenvolvimento, portanto, é algo importante de ser desenvolvido na infância. Além disso, ela é uma característica positiva e universal, admirável em diferentes culturas e em diferentes momentos históricos.
Sabendo da importância de desenvolver e praticar com frequência a gratidão, precisamos entender que, para exercitá-la, outras habilidades nos são exigidas. Precisamos, antes de tudo, ter consciência da nossa vida, enxergando-a de forma ampla e não focada nos problemas ou no automático, como se tudo que nos acontece, temos e vivemos estivessem no campo da obrigatoriedade. Em outras palavras, para ser grato é preciso valorizar o que temos, somos e acontece conosco. Além disso, a gratidão também necessita da capacidade de ter empatia com os outros para acontecer.
Quais os reais benefícios da gratidão? Socialmente, a gratidão é um importante recurso para a manutenção dos vínculos sociais. Pessoas que exercitam a gratidão tendem a ser vistas como melhores companhias.
No que tange os aspectos psicológicos, a gratidão também pode oferecer proteção contra transtornos psiquiátricos. A gratidão traz para o indivíduo bem estar individual e sentimentos de felicidade potencializada. Nesse sentido, sabe-se também que esse bom sentimento de felicidade leva à autoconfiança, criatividade e, assim, comportamentos e resultados mais positivos em sua vida. Consequentemente, essas boas emoções também afetam de forma positiva a saúde física do indivíduo, seja essa por sua escolha de vida mais saudável ou até mesmo por afastar doenças psicossomáticas, gerando, dessa forma, maior vitalidade.
Ao contrário do que pensamos, muitas vezes a gratidão não se restringe a outras pessoas, a gratidão pode ser expressa também em relação a entidades não humanas, como Deus ou animais, ou impessoais, como, por exemplo, a natureza. Portanto, tenha um olhar amplo para sua vida e exercite gratidão, certamente você terá os benefícios dessa ação!
Thaise Fernanda Mendes Soares CRP: 06/128703
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!