É Apenas uma Noite Mal Dormida?
Uma noite bem dormida nos proporciona, além do descanso é claro, consolidar a memória, liberar de hormônios que fortalece o sistema imunológico, regenerar as células entre outros benefícios.
Para quem sofre de insônia, ou seja, não conseguem adormecer ou permanecer adormecido ao longo da noite, pode apresentar prejuízos cognitivos, como na atenção, memória e na criatividade. Podemos observar também, cansaço físico e mental e problemas de humor.
Ansiedade, depressão e estresse são algumas vertentes emocionais que podem acarretar em insônia, além, de algumas doenças clinicas, uso de medicamentos, cafeína, nicotina e álcool.
Durante um processo de estresse e ansiedade, são liberados hormônios de adrenalina e cortisol, que mantem a mente desperta e atenta. Esse hormônio é muito importante quando estamos em perigo, contudo, não conseguir relaxar próximo a hora de dormir, nos trará dificuldades para adormecer. Além disso, precisamos observar se não ficamos ansiosos em saber se conseguiremos dormir ou não e aí entraremos em um movimento cíclico.
Alguns cuidados simples podem ajudar na melhoria da qualidade do sono, como por exemplo, a pratica de exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada no final do dia (evitar alimentos gordurosos e uso de cafeína), além do consumo de álcool e cigarro. Ah, desligar a televisão e o celular também é de grande valia.
Além dessas dicas, quando necessário, devemos buscar ajuda médica e psicoterápica. A terapia auxiliará na reestruturação dos pensamentos cognitivos e com técnicas para alivio da ansiedade.
E aí, o que tem tirado o seu sono?
Aline Cristina Gavioli – CRP: 06/164909
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!